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Termos sobre pneus

O que é traction no pneu?

Traction é a aderência do pneu numa pista molhada. A frenagem dele é testada em pista molhada, controlado em linha reta, como também tem a habilidade de parar o carro em pistas secas ou no concreto molhado. O índice traction é descrito pelas letras AA, que são os índices mais elevador, A, B e C, que são os índices mais baixos. No caso, a letra C representa o mínino aceitável.

O que é Temperature?

Este índice é medido por um teste em laboratório simulando o uso do pneus nas ruas e estradas para mensurar a tempetatura do atrito. O que corresponde à resistência do pneu em relação ao aquecimento e à sua capacidade de eliminar o calor, pois se a temperatura elevar muito pode provocar a degradação do pneu. O temperature é acompanhado de alguma letra, como A, que corresponde aos índices mais elevados, pela letra B e C, que são os mais baixos.

Qual é a velocidade máxima do pneu?

A velocidade do pneu já vem com a recomendação do fabricante, onde você pode localizar na lateral do pneu por uma letra em maiúsculo, veja o exemplo do pneu abaixo! Há também outras letras que correspondem a velocidade, como ilustra na segunda figura.

Qual peso máximo que o pneu suporta?

É informado junto à velocidade do pneu, que também é recomendado pelo fabricante, como ilustra a imagem. Existe uma tabela do índice de carga que explica cada numeração. Aproveite e dê uma olhada no seu pneu para saber o peso que ele suporta!

Porque tem pêlos no pneu, é normal?

Bom, estes pelos não influenciam em nada na rotação do pneu. É apenas excesso de borracha que escorre do molde na hora em que o pneu é fabricado e isso é visto como uma característica de um pneu novo.

Meu pneu tem o certificado do Inmetro?

Quando o pneu é aprovado pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, ele apresenta um símbolo, como este na imagem abaixo! Em seguida vêm o código específico a cada empresa de pneu. Todo pneu vendido no Brasil obrigatoriamente precisa ter o ícone do INMETRO, se não, o pneu não foi aprovado para o uso aqui no país.

Como saber se o pneu é Tubeless(sem câmera de ar)?

No próprio pneu vem escrito no próprio pneu, como na imagem abaixo. São pneus que não possuem câmaras de ar. Antigamente eram usados mais em Bikes, porém a realidade hoje é outra, é usados em carros de passeio, pickups, caminhão entre outros, pois diminui o peso do conjunto (roda e pneu), e tem menas probabilidade de furar.

O que é TT?

É uma especificação para o tipo de pneu com câmara de ar, Tube Type.

O que é TL?

É a especificação para os pneus sem câmara de ar, Tubeless.
O que é Protetor de borda e porque é importante para o pneu?

O pneu com o protetor de borda normalmente tem uma parede mais reforçada e estreita, ele se encaixa na roda, semelhante a um formato de um ‘L’. Isso assegura que a roda entra um pouquinho mais para dentro, então tecnicamente o pneu sai um pouco mais para fora. Caso você tenha um aro bem bonito, uma roda cara no seu carro já com protetor de borda, isso com certeza te livraria de uma grande dor de cabeça! Por exemplo, você está numa via e acontece algo inesperado: passa por um meio fio, buraco, ou qualquer outra situação em que esteja sujeito a furar o pneu, se não tivesse essa borracha reforçada um pouco mais para fora, com certeza o pneu teria rasgado ou causado outro prejuízo.

Pneu sem protetor de borda

Já o pneu sem protetor de borda tem um formato mais redondo e a sua parede não é tão reforçada.
Qual pneu vem com o protetor de borda?

Os pneus mais comuns que vem com o protetor de borda é o high performance. Já os comuns e de passeio normalmente não tem o protetor de borda. Ah! Vale lembrar que os pneus de caminhonete também vem com protetor de borda.

É recomendado o protetor de roda porque vai proteger sua roda e é um pneu mais resistente e duro que um pneu que não vem com o protetor de borda.

Quando sei que o meu pneu tem o Certificado Europeu?

O pneu quando vem com o certificado europeu, apresenta um ‘E’ acompanhado de um número que é referente ao país que ele foi certificado. Caso o seu pneu não tenha o certificado europeu, não precisa se preocupar, porque se o pneu não for exportado para aquele país, não terá problemas. Por exemplo se o pneu for fabricado na China, ou em algum país asiático e ele não vai ser exportado para a Europa não é tão importante ele ter um certificado europeu, nesse caso ele não vai estar rodando lá. Hoje em dia a maioria dos pneus já vem com essa certificação, pois eles apresentam um padrão mais alto que os outros, são bons e de alta qualidade.

Fonte: http://www.autostart.com.br